quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Certificação Digital é exigência cada vez maior no meio empresarial

Em 2010, empresas incluídas na categoria Lucro Presumido passarão ao grupo do qual já fazem parte aquelas do Lucro Real e Lucro Arbitrado, e deverão enviar as declarações (DIRPJ, DCTF, DIRF) exclusivamente por meio da certificação digital. Da mesma forma, diversas empresas dos mais variados segmentos também passarão a emitir Nota Fiscal Eletrônica em etapas, contando a partir de abril, conforme Protocolo ICMS 42/2009.

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) é a mais nova autoridade de registro do Estado. Já na segunda quinzena do mês de dezembro, pessoas físicas e jurídicas poderão ter acesso à certificação digital por meio da entidade que representa o setor terciário do Rio Grande do Sul. A meta da Federação é atender a todo este universo de empresas e de pessoas. Conforme explicou a gerente do Núcleo Institucional Administrativo da Fecomércio-RS, Neusa Machado, o serviço prestado pela Federação terá como principais atrativos o preço competitivo e a agilidade, já que o interessado sairá na mesma hora com a certificação digital.

“A Fecomércio-RS vai emitir, dentro do processo da certificação digital, o e-CPF, o e-CNPJ e a NF-e. Além disso, vai disponibilizar ao cliente todas as mídias necessárias para que se faça o uso da certificação digital, tais como o smartcard e o token”, explica Neusa. A nova demanda disponibilizada pela Fecomércio-RS vem ao encontro do princípio de que as empresas estão sendo cada vez mais estimuladas ao uso da certificação digital para facilitar o andamento dos seus negócios. Não importam o porte e o volume financeiro ou de transações: a desburocratização conquistada por esse processo facilita a assinatura de contratos, além de contribuir para a redução de custos e ganho de tempo, sobretudo na troca de informações com a Receita Federal. Esses são alguns dos atrativos que têm conquistado novos adeptos da certificação digital todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário